Encerra em Manaus o V Encontro da Igreja da Amazônia Legal

 

Foto: Pe. Luis Miguel Modino – Regional Norte 1

O V Encontro da Igreja da Amazônia Legal, realizado no Centro de Treinamento Maromba, encerrou nesta quinta-feira, 22/08. A atividade reuniu 56 bispos de nove estados brasileiros para renovar o compromisso com a região amazônica e destacar a importância da ação conjunta para a preservação da biodiversidade e o fortalecimento das comunidades locais.

O presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia e Arcebispo de São Luiz, no Maranhão, Dom Gilberto Pastana, apresentou um panorama do encontro e afirmou o compromisso dos bispos na elaboração de pistas de ação.

Durante o encontro, foram discutidos temas centrais como a preservação ambiental, a justiça social e a promoção da paz. Entre as principais deliberações, destacou-se o compromisso de intensificar os esforços em projetos de educação ambiental e de assistência às populações vulneráveis da região.

 

Entre os assuntos discutidos, esteve o do Rito Amazônico. O responsável pela metodologia do encontro, e bispo da Diocese de Bragança, Dom Raimundo Possidônio, destaca que o projeto está sendo elaborado e será enviado para Roma, para passar por aprovação.

 

Os bispos escreveram uma carta à sociedade sobre as eleições. Em um dos trechos afirmam o seguinte: “Votemos responsavelmente pela Amazônia! É urgente, nos municípios de nossos territórios, políticas públicas que minimizem os efeitos das mudanças climáticas, favoreçam a agricultura familiar e as iniciativas agroecológicas, enfrentam o escandaloso problema do saneamento básico dando, por exemplo, tratamento eficaz aos resíduos sólidos urbanos através de aterros sanitários que possam recebê-los e tratá-los de forma segura e ambientalmente correta”.

Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar