Nessa quarta-feira (10), a Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovou o pedido da Prefeitura de Manaus para contratar um empréstimo de até US$ 195 milhões, cerca de R$ 1 bilhão na cotação atual, junto ao Banco Mundial.
O texto integra a Mensagem 103/2025, assinada pelo prefeito David Almeida (Avante-AM), e afirma que os recursos não serão usados para novas despesas, mas para “substituir dívidas internas mais caras, dentro do Programa de Eficiência Fiscal e Ambiental de Manaus (Proefis Manaus)”.
O pedido foi aprovado com 27 votos a favor e seis contrários. Se manifestaram contra os vereadores Rodrigo Guedes (Progressistas), Ivo Neto (PMB), Thayssa Lippy (PRD), Coronel Rosses (PL), Sargento Salazar (PL) e Capitão Carpê (Republicanos).
Segundo o documento encaminhado à CMM, a operação busca “melhorar a saúde fiscal do município”, reduzindo encargos atuais e aumentando o prazo de pagamento. O prefeito também justificou o envio em regime de urgência, alegando a “relevância da matéria” para as contas públicas.
Com informações da assessoria
Foto: Divulgação/CMM