Os danos ao meio ambiente causaram a morte de centenas de peixes na região do Lago do Puraquequara, zona leste de Manaus. As investigações da Delegacia do Meio Ambiente (DEMA) já confirmaram que duas empresas estão despejando materiais químicos direto na rede de drenagem, que deságua no lago. Por causa disso, três pessoas foram presas, como revela a delegada da Dema, Juliana Viga.
Além da Polícia Civil, as investigações de crimes ambientais contam com o apoio de agentes do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas e também da Polícia Federal, inclusive, foi a PF quem realizou a análise da qualidade de água. Segundo o Delegado Federal, Vinicius Nunes, os peritos estiveram na região para coletar os dados que embasam as investigações.
O Ipaam disse que as empresas descumpriram as determinações do licenciamento ambiental, por isso as investigações sobre o caso devem continuar. A polícia aguarda, agora, o laudo final da análise da água para saber o tipo de material que causou a mortandade de peixe no Lago do Puraquequara. Os donos das empresas devem ser indiciados por poluição e armazenamento ilegal de produtos perigosos.
Orestes Litaiff – Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação/Internet