Dados da pesquisa realizada pelo Sebrae em parceria com o IBPQ – Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade – apontam que a quantidade de brasileiros com negócio estabelecido caiu de 22,3 milhões em 2019 para 12 milhões em 2020. Na contramão deste cenário houve um aumento de 37,5% para 50,4% o número de empreendedores iniciais motivados pelo desemprego e a crise pandêmica.
O empreendedorismo não é apenas abrir um negócio, é preciso se atualizar constantemente. Para promover o desenvolvimento de empreendedores e evitar o fechamento de negócios, a Semtepi – Secretaria Municipal do Trabalho e o Fundo Municipal de Fomento à Micro e Pequena Empresa realizaram o programa “Salto: Acelerador de MEIs”, como destaca o titular da Semtepi, Radyr Junior.
Durante três meses, 77 participantes tiveram 60 horas de mentoria. Para a empreendedora Débora Gomes, uma oportunidade de vislumbrar o fortalecimento do negócio.
Recentemente o Ministério da Economia divulgou que o número de microempreendedores individuais, popularmente conhecidos como MEIs, respondiam, em março de 2021, por 56,7% do total de negócios em funcionamento no Brasil.
Tania Freitas – Rádio Rio mar
Foto: Freepik