O Amazonas iniciou ontem (26), o processo para a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). A adoção do documento para o Estado cumpre o Decreto nº 10.977/2022. O número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) será adotado como registro geral, único e válido para todo o país, além de validações biográficas e biométricas antes da emissão da carteira. A emissão da 1ª via do documento ocorre de forma gratuita.
As emissões em Manaus, podem ser realizadas em 15 unidades de Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC’s). Mas antes, é necessário realizar um agendamento por meio do link cinam.ssp.am.gov.br. No entanto, a SSP afirma que não é necessário que o cidadão busque o novo documento de forma imediata já que os modelos antigos de Registros Geral (RG) terão validade até fevereiro de 2032.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), as pessoas que foram atendidas recentemente (em torno de 90 dias), mesmo que tenham solicitado o modelo antigo de identidade, receberão a CIN.
Funcionamento do serviço
Somente serão emitidas as novas identidades para quem estiver com as informações no CPF conforme suas certidões atualizadas. Cidadãos que não possuírem ou estiverem com as informações incorretas no CPF poderão recorrer aos canais de atendimento da Receita Federal para resolver a situação.
A atualização das informações no CPF pode ser realizada de forma gratuita pela internet, no site da Receita Federal. Os documentos de identidade nos modelos antigos são válidos até 28 de fevereiro de 2032.
Com informações da assessoria
Fotos: Lucas Silva/Secom e Carlos Soares/SSP-AM