O chefe do executivo se reuniu com autoridades locais na sede da Superintendência da Zona Franca de Manaus e visitou comunidades ribeirinhas.
O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, visitou o Estado do Amazonas, nessa terça-feira 10/09. O chefe do Executivo, acompanhado dos senadores Eduardo Braga, do MDB, e Omar Aziz, do PSD, visitou as comunidades Paraná, no município de Manaquiri, e Campo Novo, em Tefé. Na ocasião, o Presidente anunciou medidas de de combate à seca na Amazônia e a retomar as negociações para a reconstrução da BR 319, os Estados do Amazonas e Rondônia.
Na sede da Superintendência da Zona Franca de Manaus – Suframa, o presidente da República disse que o foco do Governo Federal é o enfrentamento firme dos fenômenos climáticos com a criação e fortalecimento de órgão competentes.
Na ocasião, Lula anunciou R$ 500 milhões, em editais para quatro obras de dragagens nos Rios Amazonas e Solimões. Os investimentos serão feitos no prazo de cinco anos, prorrogáveis por mais cinco, com o objetivo de garantir a navegabilidade segura e o escoamento de insumos.
O Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, anunciou também medidas emergenciais no campo social.
Ainda segundo o ministro, pescadores e trabalhadores rurais serão beneficiados com outras medidas.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar