Em setembro, a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) caiu 0,3%. O resultado foi divulgado nesta segunda-feira (23), pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que apura mensalmente o indicador. Na avaliação dos pesquisadores, a queda reflete uma piora na avaliação sobre a perspectiva profissional.
Segundo a pesquisa, a redução mais significativa ocorreu entre as famílias de maior renda e o público masculino. Nesses dois segmentos, as percepções do mercado de trabalho e de consumo futuro pioraram.
Mesmo com aumento de 0,4% na avaliação sobre o emprego atual, o que mostrou sinais de melhora, a desaceleração na criação de empregos e a incerteza econômica resultaram em uma retração de 0,4% na perspectiva profissional.
Para o presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros, a cautela das famílias continua.
O saldo positivo do mercado de trabalho anima os consumidores no curto prazo, mas a cautela quanto ao futuro permanece, diz nota divulgada pela CNC.
Fonte: Agência Brasil
Foto: Divulgação