Toda a igreja católica volta o olhar para o sínodo da Amazônia, diante deste cenário que estamos vivenciando sobre o desmatamento, aquecimento global, dentre tantos outros desastres naturais, nada mais propício do que se pensar em medidas para que a situação seja revertida.
O sínodo está programado para acontecer 6 a 27 de outubro em Roma. Serão 22 dias de debates acerca do tema ‘Amazônia: novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral’.
Mas antes de os bispos irem para o sínodo, eles se preparam aqui também, no norte do país, mas precisamente em Belém do Pará onde inicia hoje o Encontro de Bispos da Amazônia Brasileira. Organizado pela Comissão Episcopal Especial para a Amazônia/, com apoio da Rede Eclesial Pan-Amazônica/REPAM-Brasil e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – Regional Norte 2, a proposta do encontro, que será realizado no Centro de Espiritualidade Monte Tabor, da Arquidiocese de Belém, é o estudo do Documento de Trabalho do Sínodo, bem como partilha das experiências das escutas e da caminhada do processo sinodal nas dioceses e prelazias da Amazônia.
Foto: Leonardo Monteiro / Imprensa Regional Norte 2 – CNBB
Ouça a matéria na íntegra:
Rádio Rio Mar – Rafaella Moura