Em funcionamento desde agosto de 2019, o serviço de coleta residencial agendada de grandes objetos está com alta demanda atualmente e, em meio ao período chuvoso em Manaus, e a espera pelo recolhimento passa de um mês.
O agendamento é gratuito, via aplicativo de mensagens WhatsApp pelos números (92) 98459-5618 e (92) 98415-9563. Objetos como sofás, camas, fogões, máquinas de lavar, armários e geladeiras estão entre os que a população deve eliminar de forma correta.
Um agendamento para coleta de um colchão, por exemplo, com solicitação na última quinta-feira (06 de fevereiro), teve a coleta marcada apenas para o dia 11 de março. Na mensagem de confirmação, a central comunicou que: o “mês (de fevereiro) já está fechado devido à alta demanda. Comunicaremos a data mais próxima disponível e, em caso de cancelamento, entraremos em contato para informar e adiantar sua coleta”.
A Rádio Rio Mar procurou a Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) na quinta-feira (06), na sexta-feira (07) e nessa terça-feira (11) para solicitar explicações sobre o prazo superior a um mês para coleta agendada em Manaus. Contudo, a Semulsp não prestou nenhuma informação em nenhuma das três tentativas.
A prefeitura de Manaus afirma que, após a instalação de ecobarreiras, retira 300 toneladas de resíduos dos igarapés da cidade, por mês. Antes, a quantidade chegava a 700 toneladas, conforme o município.
Contudo, é importante que a população descarte os resíduos de forma correta, ainda que haja alta demanda no agendamento da coleta de grandes objetos.
Bruno Elander – Rádio Rio Mar
Foto: Valdo Leão / Semcom