Anvisa já contabiliza quase 800 casos de intoxicação ocular pelas pomadas de modelar cabelos

A Anvisa – Agência de Vigilância Sanitária já contabilizou 780 casos de intoxicação ocular pelo contato com a substância química, nos olhos associada ao uso da pomada para modelar o cabelo.

A Anvisa tem recebido informações sobre relatos de casos defeitos indesejáveis ocasionados por produtos para trançar/modelar os cabelos. Entre os efeitos notificados estão cegueira temporária (perda temporária da visão), forte ardência nos olhos, lacrimejamento intenso, coceira, vermelhidão, inchaço ocular e dor de cabeça.

O diretor da Visa Manaus, Ewerton Wanderley, explicou que, após a suspensão da comercialização da pomada, equipes foram enviadas para localizar lojas de varejo de cosméticos, distribuidoras, farmácias, salões de beleza, barbearias e supermercados, que estivessem expondo os produtos ao consumidor.

De acordo com a chefe da Divisão de Vigilância de Saneantes, Cosméticos, PPS e Correlatos, Jaqueline Santos, caso você tenha adquirido algum desses produtos, não faça uso deles. Caso tenha-os em sua residência ou estabelecimento, a recomendação é de que entre em contato com a empresa na qual o produto foi adquirido para verificar a forma de devolução.

Quem fez uso recente de algum desses produtos deve observar o cuidado ao lavar os cabelos, para que a pomada não entre em contato com os olhos. Em caso de qualquer efeito adverso, procure imediatamente o serviço de saúde mais próximo e informe a Ouvidoria da Vigilância Sanitária do Estado

A população pode denunciar irregularidades sanitárias envolvendo produtos e serviços por meio da ouvidoria da Visa Manaus no número 98842-8481 ou pelo e-mail visamanaus.ouvidoria@gmail.com.

O que fazer se tiver adquirido o produto 

Caso você tenha adquirido a pomada CASSU BRAIDS CASSULINHA CABELOS, não faça uso do produto e entre em contato com a empresa para verificar a forma de devoluçãouma vez que a fabricante deverá recolher todos os produtos disponibilizados no mercado.    

Os estabelecimentos que tenham o produto para uso em seus clientes também devem suspender sua utilização imediatamente. 

Quem fez uso recente da pomada deve observar o cuidado ao lavar os cabelos, para que o produto não entre em contato com os olhos. Em caso de qualquer efeito adverso, procure imediatamente o serviço de saúde mais próximo de você. 

A recomendação para quem tiver em sua residência ou estabelecimento outros produtos fabricados pela MICROFARMA INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA., CNPJ 68.722.743/0001-09é de que entre em contato com a empresa para verificar a forma de devolução, uma vez que a empresa deverá recolher todos os produtos disponibilizados no mercado.    

Hiolanda Mendes – Rádio Rio Mar