Em Manaus, vacinação antirrábica deve alcançar mais de 280 mil animais

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) iniciou, nessa quarta-feira (1º), a “Campanha Municipal de Vacinação Antirrábica Animal 2025 – Etapa Urbana”. A meta para a capital, definida pelo Ministério da Saúde, é a vacinação de 202.400 cães e 80 mil gatos, totalizando 282.400 animais.

A programação de lançamento da campanha aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed), no Parque 10 de Novembro, e abrangeu o acolhimento e treinamento de 195 vacinadores que vão executar as ações. A partir desta quinta-feira (02), os vacinadores passam a realizar as visitas de casa em casa para a vacinação dos animais com, no mínimo, três meses de vida e que estejam saudáveis.

A mobilização da campanha vai seguir até o dia 29 de dezembro e envolverá a atuação de duplas de vacinadores que ofertarão a vacina nas quatro zonas urbanas de Manaus, de forma simultânea.  As equipes vão percorrer os bairros da capital de segunda-feira a sábado, sempre no período da manhã, e devidamente uniformizados. Em caso de dúvida, a população pode entrar em contato por meio de WhatsApp nos números (92) 98842-8359 ou (92) 98842-8484.

Zoonose

A raiva é uma zoonose causada por um vírus que ataca o sistema nervoso central. Pode ser transmitida dos animais para o ser humano por meio de mordedura, arranhadura ou lambedura, quando ocorre o contato com a saliva de um animal infectado. Animais domésticos, como cães e gatos, e silvestres, em especial morcegos e macacos, são os principais transmissores.

Em Manaus não há casos de raiva humana desde 1985, ou seja, há 40 anos. No Amazonas, os últimos registros de casos de raiva humana foram em 2017, no município de Barcelos, onde ocorreram três casos, com dois óbitos, com o animal agressor sendo um quiróptero (morcego). Entre 2017 e 2025, o Brasil registrou 32 casos de raiva humana, de acordo com dados do Ministério da Saúde.

Com informações da assessoria

Foto: José Nildo

  • Sakuratoto