O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, destacou os mecanismos de segurança e de transparência da urna eletrônica, durante entrevista coletiva, nessa segunda-feira (13), depois que ele visitou em Manaus, a fábrica que está produzindo os módulos que vão compor as urnas ModeloUE 2020.
Na entrevista, Barroso disse que a visita à fábrica é um momento importante do processo eleitoral por ser o início da produção das placas-mãe tanto do terminal do mesário quanto do eleitor.
A fabricação dos módulos ocorre no Distrito Industrial. A linha de produção da Positivo Tecnologia, que venceu a licitação e fabricará 225 mil novas urnas, de um total de 577 mil que serão usadas nas Eleições 2022, segue rigorosos padrões de segurança.
De acordo com o presidente, as 225 mil novas urnas vão permitir a renovação do parque dos equipamentos da Justiça Eleitoral. Ainda segundo ele, apesar das placas-mãe serem fabricadas em Manaus, a montagem final dos aparelhos acontece em Ilhéus na Bahia.
As urnas Modelo2020 permitirão maior rapidez na identificação do eleitorado porque o terminal do mesário terá tela totalmente gráfica, sem teclado físico, e superfície sensível ao toque. Assim, enquanto uma pessoa vota, outra poderá ser identificada pelo mesário, o que aumenta o número de eleitores por seção ou diminui eventuais filas.
Fonte: TSE
Fotos: TSE e Agência Brasil