Um tenente da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), de 36 anos, foi preso após agredir, ameaçar e asfixiar a própria companheira, de 29 anos, no dia 23 de novembro, no bairro Planalto, zona centro-oeste de Manaus. Para escapar das agressões, a vítima precisou pular da varanda do segundo andar do prédio onde estava.

Em Manaus, Tenente da PM é preso por violência doméstica; mulher pulou do 2º andar para escapar. Foto: Divulgação.
De acordo com a delegada Patrícia Leão, titular da Delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher (DECCM) Centro-Sul, o agressor jogou a vítima ao chão e pressionou o joelho sobre o pescoço dela, provocando asfixia. Após conseguir se desvencilhar, a mulher correu em direção à varanda e saltou para fugir do ataque. A perícia constatou lesões tanto pelo espancamento quanto pela queda.
Diante das provas, foi decretada a prisão preventiva do tenente e determinada a apreensão da arma utilizada na ameaça.
- Homem é preso suspeito de participar de estupro coletivo contra adolescente em Manaus
- Em Carauari, homem é preso suspeito de extorquir a própria mãe para comprar drogas
A Polícia Militar do Amazonas afirmou que não compactua com desvios de conduta dentro da corporação e que todas as medidas legais e disciplinares estão sendo adotadas. O coronel Correa Júnior explicou que, assim que a PM tomou conhecimento do caso, foi acionada a Diretoria de Justiça e Disciplina para acompanhar o cumprimento do mandado judicial.
O tenente foi recolhido ao Segundo Batalhão de Choque, onde permanece preso enquanto o processo segue em andamento.
A delegada Patrícia Leão reforçou a importância de denunciar e buscar ajuda de forma imediata. Segundo ela, a segurança da vítima começa no momento em que procura a polícia.
Denúncias podem ser feitas pelo número 181, da Secretaria de Segurança Pública.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar