O Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) realizou, nessa terça-feira, 29/7, uma operação de fiscalização na avenida Mário Ypiranga Monteiro, zona Centro-Sul de Manaus. A ação resultou na abordagem de 12 caminhões, dos quais nove foram notificados por circularem fora do horário permitido na Zona Máxima de Restrição (ZMR).

Em Manaus, nove caminhões são notificados por desrespeitar a Zona Máxima de Restrição. Foto: Divulgação IMMU.
De acordo com o diretor de Operações do IMMU, Stanley Ventilari, o objetivo da ação é garantir maior fluidez no trânsito e aumentar a segurança viária, especialmente em regiões com grande circulação de veículos. Ao todo, foram emitidas 16 autuações, incluindo sete por outras infrações.
“O Instituto Municipal de Mobilidade Urbana fez uma grande operação na avenida Mário Ypiranga, na área Centro-Sul, onde temos a Zona Máxima de Restrição de Circulação. Nessa operação, 12 caminhões foram abordados e nove notificados por transitarem fora do horário determinado”, explicou o diretor.
A Zona Máxima de Restrição impõe limites de circulação para veículos pesados com base no Peso Bruto Total (PBT). Caminhões com PBT acima de 8 toneladas estão proibidos de circular das 6h às 9h e das 17h às 20h. Já veículos com PBT acima de 16 toneladas não podem trafegar das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira.
- Falta de licença ambiental pode gerar prejuízo milionário para mineradoras, alerta Ipaam
- Peruano e três colombianos são presos com 1,5 tonelada de drogas no rio Solimões
Desrespeitar as normas da ZMR é considerado infração grave, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro. A penalidade inclui multa no valor de R$ 195,23, cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e retenção do veículo.
“Fica o alerta aos condutores: veículos que trafegam fora do horário permitido e com peso acima do estabelecido estão sujeitos à autuação. Caso haja necessidade de circulação em horário restrito, os interessados devem procurar o IMMU para solicitar a Autorização Especial de Tráfego (AET), na avenida Urucará, nº 1.180, bairro Cachoeirinha, das 8h às 14h”, orientou Ventilari.

Em Manaus, nove caminhões são notificados por desrespeitar a Zona Máxima de Restrição. Foto: Divulgação IMMU.
Os pedidos de AET passam por análise técnica e, se aprovados, garantem a circulação legal dos veículos. A autorização tem validade determinada e deve ser renovada após o vencimento.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar