Muticom em Manaus debate comunicação e sustentabilidade

O 14º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom) aconteceu no Centro de Convenções Vasco Vasques, em Manaus, com o tema “Comunicação e Ecologia Integral: transformação e sustentabilidade justa”. O evento reuniu comunicadores, agentes pastorais e sociais, estudantes, pesquisadores e demais interessados em discutir a importância da comunicação na promoção da ecologia integral e de uma sustentabilidade justa.

Na manhã de sábado, a programação foi marcada por painéis com especialistas, atividades em salas temáticas, oficinas, apresentação de pesquisas acadêmicas, partilha de experiências exitosas em comunicação e momentos de espiritualidade.

O 2º Painel, intitulado “Comunicação, Transformação Social e Sustentabilidade Justa”, reuniu importantes referências nas áreas da comunicação e da ecologia integral. Entre os participantes, destacou-se a pesquisadora Cicilia Maria Krohling Peruzzo, mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo e doutora em Ciências da Comunicação, que ressaltou o papel decisivo dos processos comunicacionais na promoção e defesa de um meio ambiente sustentável.

Entre os principais desafios apontados para comunicadores e comunicadoras comprometidos com a ecologia integral estão: combater mensagens que prejudicam o meio ambiente, reduzir a desinformação e fortalecer tanto o jornalismo ambiental quanto a comunicação em situações de crise, que pode salvar vidas.

Dom José Altevir, bispo de Tefé (AM) e presidente do Conselho Pastoral dos Pescadores (CPP), ressaltou a importância da presença de comunicadores e comunicadoras das pastorais sociais da CNBB no Muticom.

O Mutirão Brasileiro de Comunicação é promovido pela Comissão Episcopal para a Comunicação Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (Cepac-CNBB). Realizado a cada dois anos em diferentes regiões do país, o evento promove reflexões sobre temas relevantes relacionados à comunicação e à sociedade.

 

  • Sakuratoto