Empreendedores amazonenses destacam a geração de emprego e renda, o incentivo à economia local e a valorização da cultura como bons frutos da Festa dos Bumbás.

(Foto Divulgação)
O 58º Festival de Parintins acontecerá nos dias 27, 28 e 29 de junho deste ano, na Ilha Tupinambarana, no interior do Amazonas. Considerado um dos maiores festivais culturais do mundo, o evento movimenta, fortemente, a economia do município e de cidades do entorno. Na capital amazonense, o comércio voltado à Festa dos Bumbás já sente um forte impacto com a geração de emprego e renda.

(Foto Divulgação)
O empresário Igor Rodrigues, de 23 anos, é dono de uma loja colaborativa, no Centro de Manaus, que comercializa produtos de diversas marcas amazonenses. Ele relata que com o crescimento do Festival do Parintins, nos últimos anos, seu empreendimento passou a atrair cada vez mais clientes em busca de produtos dos bois Garantido e Caprichoso.
- Morre nesta sexta-feira 2, em Manaus, uma das cinco vítimas de atropelamento na Ponta Negra
- Em Tonantins, 2º envolvido em estupro de vulnerável e exploração sexual contra criança é preso
A empreendedora Juliana Landim, de 29 anos, comercializa sua marca na loja do Igor. São camisetas, lenços e outros produtos com temática dos Bois Azul e Vermelho. Ela explica que começou a produzir itens que destacam a cultura amazônica, mas viu no Festival uma oportunidade de crescimento.

(Foto Divulgação)
Para a outra proprietária da loja, Maysa Fagundes, o Festival também representa a valorização econômica dos artistas locais, que ajudam a difundir a cultura amazonense e que crescem junto com a Festa dos Bois.
De acordo com o Governo do Estado, mais de 340 mil turistas passaram pela Ilha Tupinambarana, entre 2022 a 2024, e movimentaram mais de R$ 438 milhões na economia local.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar