A 2ª edição da Caminhada pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas acontece neste domingo, em Manaus. Ao todo, mais de 50 cidades no Brasil e no exterior vão participar do manifesto.
De acordo com a Organização das Nações Unidas – ONU a violência de gênero é considerada uma epidemia global. Em 2021, mais de 81 mil mulheres foram assassinadas no mundo. 56% foram mortas pelos seus companheiros. No Brasil, a situação é preocupante. Segundo dados Fórum Brasileiro de Segurança Pública, apenas no primeiro semestre deste ano, houve um aumento de 2,6% nos casos de feminicídio. Os ocorrências de estupro subiram 14,9%, sendo que, destes, 70% vitimaram meninas de até 13 anos de idade.
- Menores de 12 anos não podem acessar áreas de show da 45ª Expoagro, a partir das 19h
- Blitz fiscaliza preços cobrados por lanchas a jato na área da Manaus Moderna
Neste domingo, 10 de dezembro, será realizada, em Manaus, a 2ª edição da Caminhada pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas. Outras 49 cidades no Brasil e no exterior vão receber a 6ª edição do manifesto. A líder do grupo Mulheres do Brasil Núcleo Manaus, Fabiana Souza, explica que a caminhada busca conscientizar as pessoas sobre a importância do combate à violência contra a Mulher.
No Brasil, a novidade deste ano será a participação de instituições, entidades e coletivos, além de organizações compostas por homens que se engajaram na defesa pela erradicação da violência contra as mulheres. Ainda de acordo com Fabiana Souza, a primeira edição da caminhada, em Manaus, foi marcada pela participação de familiares de vítimas.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar