Em maio, volume de Serviços do Amazonas recua 1,6%, mas setor cresce em outros índices

O Setor registrou crescimento na comparação com 2024, com destaque para as atividades turísticas.

(Foto Divulgação)

(Foto Divulgação)

As vendas do Setor de Serviços do Amazonas, em maio deste ano, apresentaram uma queda de 1,6% em relação ao mês anterior. Na comparação com o mesmo período do ano passado, o volume de serviços, no Estado, cresceu 4,1%. No acumulado em 12 meses, a alta foi mais expressiva, de 8,0%. Já no acumulado do ano, o crescimento foi um pouco menor e ficou em 1,8%. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.

Luan Rezende, chefe de Disseminação do IBGE Amazonas, explica que, em maio, o volume de serviços, no Estado, teve o terceiro recuo deste ano, mas no índice acumulado em 12 meses, o setor avançou de forma considerável.

O Amazonas também se destacou, positivamente, nas atividades turísticas e teve o terceiro maior aumento no índice interanual do país.

No entanto, a média móvel trimestral do volume de serviços, que mostra a tendência geral do setor em um período de três meses, foi a a quarta média móvel negativa do ano, em maio, com recuo de 0,9%.

Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar 

  • Sakuratoto