Em julho, a Produção Industrial do Amazonas registra melhor resultado desde o início do ano

O setor vive um momento de expectativas de retomada, após um período de queda nas atividades.

(Foto Divulgação)

(Foto Divulgação)

Em julho deste ano, a Produção Industrial do Amazonas cresceu 6,9% em relação ao mês de junho. Na comparação com o mesmo período do ano passado, a alta foi de 12%. Já no acumulado do ano e dos últimos 12 meses, o crescimento na indústria foi um pouco menor, de 3,4% e 0,4%, respectivamente. Os dados são Pesquisa Industrial Mensal, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.

Luan Rezende, chefe de Disseminação do IBGE Amazonas, explica que os números de julho, além de representarem recuperação na produção industrial local, são os melhores resultados do setor desde o início deste ano.

As atividades com melhores desempenhos foram a de fabricação de máquinas, aparelhos e materiais elétricos, com 39,8% de alta; a fabricação de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos, com 36,7% de crescimento; e a fabricação de máquinas e equipamentos, com 33,1%.

Ainda segundo Luan Rezende, os acumulados do ano, dos últimos 12 meses e a média móvel não obtiveram bons resultados, mas os índices não anulam as expectativas de avanço para os próximos meses.

Após o Amazonas, as Unidades da Federação com o melhor desempenho na indústria, em julho, foram o Espírito Santo, com 5,8% de alta; e o Paraná, com 4,4%. Os piores resultados ficaram com o Pará, que teve 3,8% de retração; seguido da Bahia, 2,3% e São Paulo, com 1,8% de queda na produção.

Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar