O setor vive um momento de expectativas de retomada, após um período de queda nas atividades.
Em julho deste ano, a Produção Industrial do Amazonas cresceu 6,9% em relação ao mês de junho. Na comparação com o mesmo período do ano passado, a alta foi de 12%. Já no acumulado do ano e dos últimos 12 meses, o crescimento na indústria foi um pouco menor, de 3,4% e 0,4%, respectivamente. Os dados são Pesquisa Industrial Mensal, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.
- Vendas do Comércio Varejista do Amazonas apresentam desempenho de 0,5% em Julho
- Vendas do Setor de Serviços no Amazonas sofrem retração de 0,3%, em julho deste ano
Luan Rezende, chefe de Disseminação do IBGE Amazonas, explica que os números de julho, além de representarem recuperação na produção industrial local, são os melhores resultados do setor desde o início deste ano.
As atividades com melhores desempenhos foram a de fabricação de máquinas, aparelhos e materiais elétricos, com 39,8% de alta; a fabricação de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos, com 36,7% de crescimento; e a fabricação de máquinas e equipamentos, com 33,1%.
Ainda segundo Luan Rezende, os acumulados do ano, dos últimos 12 meses e a média móvel não obtiveram bons resultados, mas os índices não anulam as expectativas de avanço para os próximos meses.
Após o Amazonas, as Unidades da Federação com o melhor desempenho na indústria, em julho, foram o Espírito Santo, com 5,8% de alta; e o Paraná, com 4,4%. Os piores resultados ficaram com o Pará, que teve 3,8% de retração; seguido da Bahia, 2,3% e São Paulo, com 1,8% de queda na produção.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar