O golpista oferecia ajuda às vítimas para sacar seus benefícios e entregava apenas uma parte do dinheiro a elas.
Durante a “Operação Kulina”, nesta terça-feira 16/07, a Polícia Militar prendeu em flagrante, Dejacy Barbosa da Silva, por aplicar golpes em indígenas da etnia Kulina. O suspeito foi preso no Centro do município de Ipixuna, no interior do Amazonas.
- Em Manaus, motoboys envolvidos em confusão dentro de condomínio são presos
- Em Iranduba, três homens são presos com armas de fogo, munições e drogas
O delegado Antônio Lino, da 67ª Delegacia Interativa de Polícia – DIP, explica que comerciantes e golpistas disfarçados de defensores dos indígenas costumam se apossar dos seus benefícios financeiros.
O homem preso durante a Operação, é um comerciante da cidade e se aproveitava da falta de conhecimento das vítimas para se apropriar dos seus rendimentos. Ele pegava os cartões e senhas dos indígenas e retirava o valor total dos benefícios, e entregava apenas uma parte do dinheiro.
O homem ainda contratou empréstimos bancários em nome de alguns beneficiários, causando prejuízos a eles. Ainda segundo o delegado, o comerciante foi preso em posse de vários documentos dos indígenas e de uma arma de fogo.
Outros seis mandados de busca e apreensão foram cumpridos e outras pessoas são investigadas por envolvimento no esquema criminoso. Dejacy Barbosa da Silva vai responder por posse ilegal de arma de fogo e estelionato.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar