Em intenção de oração: Papa Francisco pede que os cristãos vivam a sinodalidade

Em intenção de oração para o mês de outubro, Papa Francisco pede que os cristãos vivam a sinodalidade

Em intenção de oração para o mês de outubro, Papa Francisco pede que os cristãos vivam a sinodalidade

A Rede Mundial de Oração do Papa, publicou um vídeo com a intenção do pontífice para o mês de outubro, onde ele aborda a sinodalidade e pede aos cristãos católicos que a vivam intensamente. Uma igreja aberta a todos é o tema da mensagem.

O caminho sinodal foi convocado em 2021 pelo Papa Francisco, e finaliza no próximo ano. Dividido em etapas, o processo deu início com a escuta das Igrejas, Conferências Episcopais, entre outras realidades. A próxima fase será de escuta, diálogo a partir das análises e contribuições.

Sínodo significa “Caminhar juntos”. A caminhada agora será de uma igreja que mais escuta, que mais acolhe, que mais dialoga. Esses passos farão a Igreja do terceiro milênio, de um povo que caminha e permanece unido.

Trata-se de nos escutarmos uns aos outros na nossa diversidade e de abrir as portas aos que estão fora da Igreja. Não se trata de recolher opiniões, nem de fazer um parlamento. O sínodo não é uma pesquisa; trata-se de ouvir o protagonista, que é o Espírito Santo, trata-se de oração. Sem oração, não haverá Sínodo.

 A Arquidiocese de Manaus, também faz parte deste “Caminhar juntos”, sua Assembleia Sinodal Arquidiocesana será realizada nos dias 21,22 e 23 de outubro, no Centro de Treinamento Maromba. O momento é fruto de um ano de escuta. Foram elaborados oito subsídios que nortearam os grupos a responderam as perguntas. Cerca de 280 representantes de pastorais, serviços e movimentos da igreja estarão presentes. Em comunhão com o Papa, peçamos a Deus luz e discernimento neste grande e histórico encontro da Arquidiocese.

Ouça a matéria em áudio:

 

Rezemos para que a Igreja, fiel ao Evangelho e corajosa no seu anúncio, viva cada vez mais a sinodalidade e seja um lugar de solidariedade, fraternidade e acolhimento.

Rafaella Moura – Rádio Rio Mar