Em intenção de oração, Papa Francisco pede pelo direito à educação

Em intenção de oração, Papa Francisco pede pelo direito à educação

Em sua primeira intenção para o ano de 2025, o Papa Francisco ressaltou a importância do direito à educação como uma ferramenta essencial para a construção de um mundo mais justo e igualitário. No mês de janeiro, o pontífice destaca que a educação é fundamental para o pleno desenvolvimento das crianças e jovens, possibilitando-lhes uma vida digna e a capacidade de contribuir para a sociedade.

Todas as crianças e os jovens têm direito a ir à escola, não importa a sua situação migratória. A educação é uma esperança para todos: pode salvar os migrantes, os refugiados da discriminação, das redes de delinquência e da exploração… Tantos menores explorados. E ajudá-los a integrarem-se nas comunidades que os acolhem.

Cerca de 250 milhões de crianças não tem acesso à educação. Crianças e adolescentes que fogem dos conflitos ou da pobreza são os protagonistas das imagens que acompanham as palavras de Francisco.

A mensagem foi um chamado à reflexão sobre os desafios que muitas nações enfrentam para garantir o acesso à educação de qualidade a todos os cidadãos, especialmente os mais vulneráveis.

Rezemos para que os migrantes, os refugiados e as pessoas afetadas pela guerra vejam sempre respeitado o seu direito à educação, necessária para construir um mundo mais humano.

Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar

  • Sakuratoto