
: Em intenção de oração, Leão XIV pede pela prevenção do suicídio
No mês de novembro, o Papa Francisco dedica sua intenção de oração às pessoas que sofrem com pensamentos suicidas, para que encontrem apoio, acolhimento e acompanhamento em suas comunidades e se abram à beleza da vida.
Ele enfatiza que não se trata apenas de um gesto simbólico, mas de mobilizar a comunidade, igrejas, paróquias, e a sociedade como um todo.
“Senhor Jesus, Tu que convidas os cansados e oprimidos a virem a Ti e a descansarem no Teu Coração, pedimos-Te neste mês por todas as pessoas que vivem na escuridão e no desespero, especialmente por aquelas que lutam contra pensamentos suicidas. Que sempre encontrem uma comunidade que as acolha, escute e acompanhe. Concede-nos um coração atento e compassivo, capaz de oferecer conforto e apoio, bem como a ajuda profissional necessária.”
O suicídio é uma questão relevante como problema de saúde pública. No âmbito global, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2021 cerca de 727 000 pessoas tiraram a própria vida, aproximadamente uma morte a cada 100 ocorridas no mundo.
A corresponsabilidade da comunidade, segundo o Papa, é impedir que o sofrimento se agrave pela solidão.
Ainda segundo Taiane Castro, é essencial que pessoas próximas observem os sinais e busquem ajuda especializada.
Ouça a matéria em áudio:
No Brasil, os dados oficiais indicam que o número de mortes por suicídio subiu de 9.454 em 2010 para 13.523 em 2019, um aumento de 43%.
Enquanto isso, o sistema público de saúde registrou mais de 11.500 internações em 2023 por lesões autoprovocadas, em média 31 casos por dia, o que evidencia a extensão do problema.
Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar