O governo do Amazonas apresentou, nessa terça-feira (16), no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), os primeiros resultados da ampliação do Sistema Paredão. Em dois meses, as câmeras faciais instaladas em totens possibilitaram a prisão de 35 pessoas procuradas pela Justiça, enquanto os equipamentos que realizam leituras de placas, instalados nas novas viaturas entregues, já recuperaram 30 veículos que haviam sido roubados.
No acumulado de janeiro a agosto, foram recuperados mais de mil veículos no Estado e a tecnologia do Paredão contribuiu diretamente para a recuperação de 50% desse total, além de impulsionar a queda nos principais indicadores criminais do Estado, como explica o governador Wilson Lima.
É uma experiência que nós estamos iniciando aqui na capital, nós já instalamos 172 totens, serão mais de 600 câmeras e a gente está nesse processo de ampliação desse sistema. Quando a gente faz esse investimento em tecnologia e começa a diminuir os índices de homicídio, de roubo de celulares, de roubo e furtos a ônibus, isso traz uma tranquilidade para as famílias. Isso é a certeza de que o cidadão vai sair de casa para o trabalho e a família vai poder voltar em paz para casa.
Hoje, o Paredão conta com mais de 650 câmeras fixas em vários pontos de Manaus, outras 400 câmeras instaladas em viaturas da Polícia Militar, na capital e interior, e 254 câmeras de reconhecimento facial em 172 totens também distribuídos pela cidade.
Ainda segundo Wilson Lima, os investimentos em tecnologia não estão restritos a Manaus, ressaltando que o uso dos equipamentos também já está presente nos municípios do interior do Estado.
Todos os sistemas que implantamos na capital também estão sendo levados para o interior. As novas viaturas que entregamos, por exemplo, já saem com câmeras inteligentes conectadas ao CICC, o que permite reconhecimento de placas e respostas mais rápidas. Isso reduz homicídios, roubos e furtos e dá ao cidadão a certeza de que vai sair de casa para o trabalho e voltar em paz para sua família, afirmou.
Dados em 2025
Entre janeiro e agosto de 2025, foram 1.013 veículos recuperados no estado, dos quais mais de 500 com auxílio direto do Paredão. Desde julho, as viaturas com câmeras inteligentes já recuperaram 30 veículos, e a tecnologia de reconhecimento facial localizou 35 pessoas presas a partir de alertas do sistema.
Além de reduzir os roubos de veículos, o Paredão contribui para a queda em outros indicadores criminais. De janeiro a agosto deste ano, os homicídios caíram 28,9%, os latrocínios reduziram 42,8%, os furtos de veículos diminuíram 7,4%, enquanto os roubos a pedestres e a estabelecimentos comerciais tiveram quedas de 22,8% e 15,9%. Os números consolidam o Paredão como ferramenta estratégica no combate à criminalidade.
Também houve a diminuição de 59% nos roubos a transporte coletivo e o desempenho inédito nas rotas do Distrito Industrial, que registraram apenas um caso em 2025, contra 200 ocorrências no ano anterior.
Com informações da assessoria
Fotos: Divulgação