O Barco São João XXIII está na sexta expedição da unidade de saúde. Até esta quarta-feira, 26, os atendimentos estão acontecendo no munícipio de Codajás. A embarcação está ancorada no distrito de murituba, para atender a população das Comunidades Vila Nova, São Francisco do Bena, Santa Helena e Argentina.
Os serviços são oferecidos pela Igreja Católica em parceria com o Governo do Amazonas. A expectativa é realizar mais de 3.000 atendimentos em 8 especialidades, como clínica geral Pediatria ginecologia e oftalmologia; destaca a secretária de Saúde, Nayara Maksoud.
São 68 profissionais de saúde, entre eles 23 médicos e quatro dentistas; além da entrega de remédios e vacinação; como ressalta o Frei Alberto Medeiros, da Fraternidade Lar São Francisco de Assis.
Procedimentos odontológicos e exames, como raio-x mamografia e eletrocardiograma, também estão disponíveis a população. A unidade fluvial possui centro cirúrgico, destaca o coordenador técnico, Gustavo Vieira.
A estrutura hospitalar completa do barco ao Hospital São João XXIII já realizou mais de 16 mil atendimentos em comunidades de quatro municípios do Amazonas.
Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação