Durante uma operação do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas – Ipaam, no município de Borba, foi aplicada a maior multa, deste ano, por desmatamento ilegal, no valor de mais de R$ 24,3 milhões. A ação foi deflagrada, após um posseiro desmatar mais de 2 mil hectares de floresta nativa.

(Foto Divulgação)
De acordo com o Ipaam, a área desmatada é de 2.345 hectares de floresta nativa, o equivalente a mais de 2 mil campos de futebol. No local, foram constatadas a derrubada e queimada de vegetação, além da abertura de áreas típicas de fazenda, indicando que a ação ilegal teve como objetivo o uso da terra para a criação de gado de corte. O ocupante irregular, popularmente conhecido como “posseiro”, recebeu a maior multa aplicada, em 2025, por desmatamento ilegal, no valor de R$ 24,35 milhões.
- 2ª edição do “Café entre Amigos” da Rio Mar reúne parceiros em favor das retransmissoras
- Em Itapiranga, homem condenado a 12 anos de prisão por estupro de vulnerável é preso
Marcelo Barroncas, gerente de Fiscalização Ambiental do Ipaam, explica que a operação foi deflagrada, após o órgão receber denúncias, indicando a queimada de uma grande área próxima ao município de Borba.

(Foto Divulgação)
Ainda segundo o gerente de fiscalização, durante a fiscalização foi possível identificar o autor do crime, que é conhecido na região pelas práticas ilegais.

(Foto Divulgação)
O homem autuado tem 20 dias, a contar da notificação, para apresentar defesa administrativa ou efetuar o pagamento da multa. Os cidadãos podem denunciar crimes ambientais por meio do número de WhatsApp da Gerência de Fiscalização do Ipaam, o (92) 98557-9454.
Acompanhe, abaixo, a matéria completa em áudio:
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar