O primeiro óbito por coronavírus no Amazonas foi registrado no dia 24 de março. Em 20 dias, até o último domingo (12), o Estado contabilizava 62 óbitos em decorrência da Covid-19. E apenas nesta semana, em quatro dias, morreu a mesma quantidade de pessoas, um aumento de 100% em 96 horas.
Conforme a atualização desta quinta-feira (16), o Amazonas teve um aumento de 135% na quantidade de novos casos e de 12,5% no número de mortes em 24 horas. A taxa de letalidade da doença, que no último domingo era de 5%, hoje está em 7,2%.
A diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), Rosemary Pinto disse que a expectativa é que aumento seja ainda mais expressivo, nesta sexta-feira.
O município do interior que, atualmente, mais preocupa, é Manacapuru, pois soma 149 casos e seis mortes.
Rosemary Pinto alertou ainda a população para o aumento repentino de 20% na quantidade de pacientes internados em estado grave ou gravíssimo em UTI, nas últimas 24 horas.
Na atualização de quarta-feira (15), o médico infectologista da Fundação de Medicina Tropical, Marcus Vinícius afirmou que nenhuma criança estava internada no Hospital Delphina Aziz. Já nesta quinta-feira (16), a diretora-presidente da FVS, Rosemary Pinto, disse que uma criança indígena venezuelana, da etinia Warao, está internada em estado estável, há três dias, no Delphina Aziz.
Ainda conforme a FVS, atualmente 350 pessoas aguardam resultado de exame de confirmação de Covid-19 no Amazonas.
Bruno Elander – Rádio Rio Mar