Em 30 dias, Cepcolu realiza mais de 70 remoções de lesões pré-cancerígenas

O Centro Avançado de Prevenção ao Câncer do Colo do Útero (Cepcolu), completou 30 dias de funcionamento. Nesse período, a unidade já realizou 540 atendimentos ambulatoriais e 74 conizações para remoção de lesões pré-cancerígenas do colo do útero.

As pacientes atendidas no ambulatório, passam por consulta e avaliação médica e, caso necessitem de conização, a cirurgia é realizada em menos de uma semana.

Para a gerente do serviço de Ginecologia da FCecon, Mônica Bandeira, a unidade representa um avanço no enfrentamento ao câncer do colo do útero no Estado.

Para acessar o serviço, a paciente deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) e realizar o exame preventivo. Em caso de detecção de lesões suspeitas, ela será encaminhada para uma policlínica, onde passará pela colposcopia, que permite a coleta de material para biópsia.

Caso a lesão seja de alto grau, a paciente é inserida no Sistema de Regulação (Sisreg) e encaminhada ao Cepcolu para avaliação. Se necessário é realizada a cirurgia de conização.

O Cepcolu integra o complexo da Fundação Cecon e é um hospital-dia, ou seja, realiza internações de curta permanência e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

  • Sakuratoto