O Setor de Serviços do Amazonas fechou 2025 com retração de mais de 7% e evidencia o desafio a ser enfrentado no início de 2026. No entanto, as atividades turísticas, no Estado, registraram um crescimento expressivo, acima da média nacional.

(Imagem Reprodução)
Em dezembro do ano passado, o volume de serviços, no Amazonas, teve um recuo de 0,6%, na comparação com novembro. No comparativo anual, a retração foi maior, de 7,1%, e de 1,5% no acumulado do ano. Já as atividades turísticas, no Estado, registraram crescimento acumulado de 11,5%, em 2025. O índice foi mais que o dobro da média nacional, que foi de 4,6%.
- Comércio do AM encerra 2025 com aumento tímido nas vendas e recuo significativo em dezembro
- Idoso morre após carro atingir parada de ônibus na Zona Leste de Manaus
O coordenador de Divulgação do IBGE Amazonas, Adjalma Nogueira, explica que o bom desempenho do Turismo, coloca o Estado na rota de liderança na atividade.
A expectativa é que o Setor de Serviços do Amazonas enfrente dificuldades para voltar a crescer, no primeiro trimestre deste ano, destaca ainda Nogueira.
Pará, Mato Grosso do Sul e Paraíba foram os Estados que registraram as maiores quedas no volume de serviços, em dezembro de 2025. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar