Eleitores amazonenses precisam regularizar situação eleitoral até o dia 19

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cerca de cinco milhões de pessoas ainda têm pendências com a Justiça Eleitoral e podem ter o título eleitoral cancelado após o dia 19 de maio. No Amazonas, o Tribunal Regional Eleitoral estima que 73 mil eleitores correm este risco por conta de irregularidades.

A situação eleitoral deve ser verificada nos canais oficiais da Justiça Eleitoral, tanto no portal do TSE, como dos TREs; no aplicativo e-Título ou no cartório eleitoral, de forma presencial, como explica o coordenador da Central de Atendimento ao Eleitor (Cate) do TRE-AM, Efraim Felix.

Para regularizar, o eleitor precisa fazer o agendamento no site (www.tre-am.jus.br), na opção “Atendimento presencial” e comparece à sede do tribunal.

A presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, alerta quanto a importância de estar em dia com a Justiça Eleitoral.

O cancelamento do título não abrange eleitores facultativos (menores de 18 anos; pessoas com 70 anos ou mais e pessoas não alfabetizadas); pessoas com deficiência que comprovem dificuldade para votar e em caso de justificativa aceita pela Justiça Eleitoral.

 

Rádio Rio Mar

Foto: Júnior Souza/TRE-AM

  • Sakuratoto