Eleições 2020: Justiça Eleitoral deve receber 630 mil pedidos de registro de candidatura

Ao encerrar a sessão de julgamento dessa quinta-feira, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, informou que a Justiça Eleitoral deve receber 630 mil pedidos de registro de candidatura em todo o país. O número se refere aos candidatos indicados em ata pelos partidos, dos quais 280 mil já concluíram todas as etapas iniciais do registro e constam no sistema que controla os registros.

O prazo para concorrer aos cargos de prefeito e vereador nas Eleições 2020 termina amanhã, dia 26 de setembro.

De acordo com Barroso, os números indicam que a pandemia não desanimou a participação dos candidatos e nem da sociedade já que houve acréscimo expressivo no número de mesários voluntários que se apresentaram em relação às Eleições de 2016.

O presidente do TSE informou também que já está disponível um novo sistema de peticionamento avulso que permite ao candidato enviar documentos faltantes. O pedido de registro já ocorre totalmente de forma on-line pelo sistema Candex, no qual o partido apresenta a lista de candidatos e a documentação exigida.

Ao final, o ministro pediu aos partidos e candidatos que não deixem para enviar o pedido de registro na última hora, a fim de evitar o congestionamento dos sistemas.

Da redação da Rádio Rio Mar

Foto: Agência Brasil