A incidência de chuvas no Amazonas indica que o fenômeno El Niño começou a perder força. Essa desaceleração faz com que a região tenha temperatura amena, com pouco calor e umidade. A neutralidade do El Niño deve permanecer até o final do mês de maio e as chuvas podem ser mais frequentes no Amazonas.
A meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia, Andrea Ramos, diz que esse foi o período mais longo do El Niño na região amazônica e que, só agora, o fenômeno diminuiu a intensidade sobre a região. Segundo ela, estramos no período de transição de El Niño para La Niña.
E de fato, as pancadas de chuvas tem sido mais frequentes na região. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, o Amazonas está entre os locais onde mais choveu no Brasil nos últimos 15 dias, com volumes de chuva variando entre de 50 a 90 mm em grande parte do Estado. Destaque para as chuvas torrenciais na região metropolitana de Manaus. A região do baixo Amazonas também pode ter frequência maior de chuvas, nos próximos dias. Segundo o meteorologista do Sistema de Proteção da Amazônia, Gustavo Ribeiro, quanto mais perto da chegada do fenômeno La Niña, maior vai ser a incidência de chuvas na região.
Segundo o Inmet, neste sábado, existe 83% de chances de chover em Manaus. No domingo, a previsão também indica que em algum momento do dia, pode cair temporais em áreas isoladas de Manaus e da região metropolitana.
Orestes Litaiff – Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação/Internet