O Programa Robótica Educacional e Educação Tecnológica na Amazônia é resultado de uma Parceria entre o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT) e o Educacional Ecossistema de Tecnologia e Inovação. A iniciativa será levada a escolas públicas de comunidades ribeirinhas e indígenas do Amazonas, em articulação com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc) e demais pastas institucionais.
A ideia é beneficiar mais de 4 mil estudantes da educação básica – da educação infantil ao ensino fundamental. Por meio de kits Lego de robótica e uma metodologia baseada na abordagem Steam (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), o projeto busca estimular habilidades como raciocínio lógico, criatividade, resolução de problemas e trabalho em equipe, com planos de aula alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Durante o lançamento do programa, o secretário de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Marcellus Campêlo, destacou a importância da iniciativa para as unidades educacionais e reforçou o alinhamento do programa com outros órgãos que garantem a inclusão.
A preparação dos professores que vão acompanhar o projeto é de responsabilidade do INDT e da Positivo Tecnologia. A previsão é que a implementação do projeto ocorra em agosto deste ano, nos municípios que aderirem à proposta.
Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação