O projeto “Práticas Pedagógicas Inovadoras para a Melhoria do Ensino Fundamental e Médio na Amazônia Profunda” impulsiona o ensino nas redes municipais de pontos distantes da Amazônia. A meta é fortalecer o ensino básico em 11 redes municipais do Estado.
Uma das inovações proporcionadas pela iniciativa são as “Bases do Aprendizado para o Desenvolvimento Sustentável”, um guia que reúne 60 atividades práticas, divididas em dez temas: “Desenvolvimento Comunitário”, “O Corpo Humano”, “Floresta”, “Tradições”, “Saúde”, “Atualidade”, “Geografia”, “História”, “Artes” e “Poluição”.
Essa metodologia possibilita a integração entre o conhecimento empírico, que o aluno traz consigo, e o teórico que será apresentado em aula, como destaca a Fabiana Cunha, gerente do Programa de Educação para a Sustentabilidade da Fundação Amazonas Sustentável.
Outro destaque é o “Bases do Aprendizado para a Alfabetização”, material pedagógico pensado na realidade da Amazônia, onde o ensino envolve estudo de plantas, animais, comidas, objetos e outros elementos do vocabulário amazônico. Nesse material de apoio, há explicações sobre frutos amazônicos, como o açaí e o ingá, além de detalhes sobre botos cor-de-rosa e o jaraqui, faunas presentes na região.
Em 2024, a iniciativa beneficiou mais de 1.321 professores, secretários, pedagogos e gestores por meio de ciclos de treinamento em formação continuada, além de atingir 10 territórios na região. A iniciativa é realizada pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS), em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Movimento Bem Maior (MBM).
Rádio Rio Mar
Foto: Milena Silva