Educação: Alunos correlacionam saberes ancestrais com conhecimento científico

Alunos parintinenses da 3ª série do Ensino Médio, da Escola Estadual de Tempo Integral (Eeti) Brandão de Amorim, aprenderam técnicas de química orgânica e vegetal, e puderam correlacionar conhecimentos cotidianos com a linguagem científica. A iniciativa integra o Programa Ciência na Escola (PCE).

No total, seis espécies de plantas foram escolhidas e aprofundadas pelos estudantes a partir da fitoquímica. Entre elas, jucá, capim-limão, cidreira, elixir-paregórico, amora e hortelã. De acordo com o professor-idealizador do projeto, João Bosco Batista, que ministra a disciplina de Química, a temática combina com a realidade da escola.

A maioria dos alunos são oriundos da zona rural e também de comunidades indígenas, locais onde os saberes tradicionais com uso de plantas medicinais ainda são realidade.

O projeto ganhou ramificações e ainda neste mês de junho, será também implementada na unidade de ensino duas hortas no quintal, com plantas alimentícias não convencionais (PANCs) e plantas medicinais.

A iniciativa “Horta na escola: semeando saberes” é pautada pelas unidades curriculares eletivas (UCE): O Poder Medicinal das Espécies Vegetais no Amazonas e Micologia.

 

Rádio Rio Mar

Foto: Euzivaldo Queiroz/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar