Alunos parintinenses da 3ª série do Ensino Médio, da Escola Estadual de Tempo Integral (Eeti) Brandão de Amorim, aprenderam técnicas de química orgânica e vegetal, e puderam correlacionar conhecimentos cotidianos com a linguagem científica. A iniciativa integra o Programa Ciência na Escola (PCE).
No total, seis espécies de plantas foram escolhidas e aprofundadas pelos estudantes a partir da fitoquímica. Entre elas, jucá, capim-limão, cidreira, elixir-paregórico, amora e hortelã. De acordo com o professor-idealizador do projeto, João Bosco Batista, que ministra a disciplina de Química, a temática combina com a realidade da escola.
A maioria dos alunos são oriundos da zona rural e também de comunidades indígenas, locais onde os saberes tradicionais com uso de plantas medicinais ainda são realidade.
O projeto ganhou ramificações e ainda neste mês de junho, será também implementada na unidade de ensino duas hortas no quintal, com plantas alimentícias não convencionais (PANCs) e plantas medicinais.
A iniciativa “Horta na escola: semeando saberes” é pautada pelas unidades curriculares eletivas (UCE): O Poder Medicinal das Espécies Vegetais no Amazonas e Micologia.
Rádio Rio Mar
Foto: Euzivaldo Queiroz/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar