Eduardo Braga abre mão de relatoria e Omar Aziz será o presidente da CPI da Pandemia

O senador Omar Aziz (PSD-AM) será o presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia e a relatoria ficará com Renan Calheiros (MDB-AL). Isso é o que afirma o senador Randofe Rodrigues (Rede-AP), autor do requerimento de instalação da CPI.

O acordo foi informado por Randolfe Rodrigues à Rádio Jovem Pan e à rede de TV CNN Brasil, após Eduardo Braga declarar, em entrevista ao canal GloboNews, que não tem interesse em ser o relator.

Como o MDB ficou com o direito de indicar o relator, o acordo indica que este será Renan Calheiros.

Indicado para a presidência, Omar Aziz declarou, ao mesmo canal de TV, que os membros da CPI estão em busca de consenso para os trabalhos.

Omar Aziz já foi citado por pessoas presas em operações da Polícia Federal no âmbito da Operação Maus Caminhos, por suposto envolvimento em desvio de dinheiro público da saúde enquanto era governador do Amazonas. A esposa do senador, a deputada estadual Nejmi Aziz chegou a ser presa por dois dias em um dos desdobramentos das investigações. Três irmãos do senador também já foram presos.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM), confirmou, na última quinta-feira (15), os 18 nomes que vão compor a CPI da Pandemia, entre titulares e suplentes.

A partir de agora, a comissão já pode ser instalada — na primeira reunião devem ser oficializados o presidente, o vice-presidente e o relator, através de eleição. A data da instalação ainda não foi definida, mas será na próxima semana.

Bruno Elander – Rádio Rio Mar

Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado