Economia: Amazonas possui 160 mil micro empreendedores individuais

O Brasil possui mais de 15 milhões de microempreendedores individuais, os MEIS. O Amazonas tem 160 mil registrados. A atividade fomenta a economia e gera emprego e renda.

Empreender, tem se tornado uma forma de driblar o desemprego e garantir o sustento. Em 2023, de acordo com levantamento do Sebrae, as micro e pequenas empresas abriram mais de 1,1 milhão postos de trabalho. Número que representa 80% das vagas com carteira assinada que foram criadas ao longo do ano anterior.

Para evitar problemas é preciso ficar atento as orientações e regras, na intenção de evitar problemas futuros. Os pequenos empresários tem acesso à informações no Sebrae, como acesso ao crédito, inscrição como microempreendedor e como iniciar um negócio.

O especialista da área do empreendedorismo, Edglei Dias Rodrigues, destaca os requisitos necessários para se enquadrar como MEI.

No Amazonas, durante a pandemia o número de microempreendedores cresceu 45%, período em que empresas fecharam as portas e reduziram o quadro de funcionários. O processo para abertura de registro como um MEI pode ser realizado totalmente online pelo https://mei.receita.economia.gov.br/inscricao/login

Atualmente, o Sebrae Amazonas possui cerca de 194 mil empresas cadastradas, sendo a maioria microempreendedores individuais.

 

Rádio Rio Mar

Foto: Tânia Rêgo / Agência Brasil