Amazonas fortalece relações com países da América do Sul com foco em novos eixos comerciais

De olho na economia, nesta semana, o Amazonas teve reuniões importantes com embaixadores de países da América do Sul. Uma delas contou com a presença do Rómulo Acurio, representante do Peru no Brasil. Durante encontro com o vice-governador do Estado, Tadeu de Souza, uma relação de pedidos de intermediação junto a instituições brasileiras voltadas a diferentes temas foram apresentadas. Entre os temas, relações comercias e logística, avião civil, conectividade e segurança pública.

Para o vice-governador, o atual cenário político do Brasil favorece o fortalecimento da região amazônica e o estreitamento de laços institucionais.

Na ocasião, o embaixador do Peru no Brasil destacou a capacidade não explorada de integração econômica e logística entre os dois países amazônicos, que possuem uma fronteira de 2,9 mil quilômetros de extensão.

Pensando em um intercâmbio comercial, secretarias estaduais realizarão um estudo sobre as exportações da Zona Franca de Manaus para o mercado peruano. A meta é analisar os dados para estimular as trocas comerciais e a promoção de novos negócios entre os dois países, em parceria com a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).

Nesta semana, o Amazonas também discutiu parcerias econômicas e logísticas com outro país, o Equador. O projeto conhecido como Manta-Manaus, por meio de uma rota multimodal norteou a pauta e proporcionou a oportunidade de construção de projetos entre as duas nações.

 

Rádio Rio Mar

Foto: Anderson Nascimento/Secom