O arcebispo metropolitano de Manaus, Cardeal Leonardo Steiner, afirmou, nesta segunda-feira (21), que “a Amazônia vai dever muito ao Papa Francisco”, ao demonstrar gratidão ao pontífice, que colocou a região e a população desse local em evidência para o mundo.
“A Amazônia vai dever muito ao Papa Francisco. Ele levou a Amazônia para o mundo, o mundo despertou para a Amazônia através de Papa Francisco, e por isso nós somos tão gratos por ele ter recordado a importância que a Amazônia tem, a importância que a Amazônia tem. Tem em termos de oxigênio, em termos de meio ambiente, mas em termos também de cultura, mas também em termos do modo de ser igreja. Ele sabia que aqui há anos já se vem tentando caminhar uma igreja sinodal, uma igreja onde todos participam, e ele era um grande entusiasta da igreja da sinodalidade”, disse o Cardeal Leonardo Steiner.
O Cardeal Leonardo Steiner também lembrou que, por essas e outras atitudes e iniciativas, Papa Francisco foi o ‘Papa da Amazônia’.
“Para nós, que somos da Amazônia, (Francisco) é o Papa da Amazônia. Papa Francisco sempre perguntava: e como vai a nossa querida Amazônia? Durante o tempo da pandemia, ele telefonou para saber como andava a questão toda da Covid-19. Um homem sempre muito preocupado com a Amazônia, mas não preocupado só com a Amazônia como região, preocupado com as pessoas que aqui vivem (na Amazônia), especialmente os povos originários, mas também os pobres”, disse o Cardeal Leonardo Steiner.
Bruno Elander – Rádio Rio Mar
Foto: Vatican News