Na manhã dessa terça-feira 04/07, o vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza, se reuniu com o embaixador do Equador no Brasil, Carlos Alberto Velastegui, para discutir parcerias econômicas e logísticas. O encontro ocorreu na sede do Governo do Estado, localizada no bairro Compensa, zona Oeste da capital amazonense.
- Obra em trecho na av. Ephigênio Salles que sofreu afundamento deve iniciar nesta terça-feira
- Monitoramento identificará impactos de programas de saneamento no interior do AM
Dentre os temas abordados, esteve o projeto logístico conhecido como Manta-Manaus, que prevê a interligação das cidades de Manta, no Equador, e Manaus, por meio de uma rota multimodal, que combina os transportes marítimo, ferroviário e rodoviário. O vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza, disse que o encontro foi uma boa oportunidade para a construção de projetos entre as duas nações.
De acordo com a administração estadual, O Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID e o Governo Federal pretendem fortalecer a infraestrutura e priorizar investimentos nos estados amazônicos, fortalecendo as relações com países Sul-Americanos, como o Equador. O embaixador Carlos Alberto Velastegui, revelou entusiasmo com a retomada das discussões sobre o projeto logístico, que é aguardado há mais de quatro décadas por seu país.
O encontro foi tratado como a primeira ação de preparação para a Cúpula de chefes de Estado dos Países da Amazônia, que acontecerá em agosto deste ano.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar