Três pessoas foram presas durante a Operação Jogo Marcado, deflagrada na manhã dessa quarta-feira (3), em Manaus e em Curitiba (PR). Entre os presos esta a diretora-geral da UPA José Rodrigues; uma mulher que também faz parte da administração da unidade de saúde; e um empresário. Segundo o promotor Aquino Medeiros, os presos são suspeitos de integrar um grupo que falsificava processo licitatório para beneficiar seis empresas da família do empresário.
As investigações começaram após a grande quantidade de contratos com as empresas chamarem a atenção das autoridades. Durante o processo, os indícios apontam para o empresário como líder do esquema que teria
- Ageman vai notificar Águas de Manaus por atraso em conclusão de manutenção na Ponta do Ismael
- Campanha ‘Julho Laranja’ sensibiliza população para prevenção e correção dentária infantil
Os contratos eram feitos diretamente com a UPA, o que facilitava o esquema.
Para o MPAM, é impossível fazer esse tipo de contrato sem a participação e o conhecimento de servidores públicos, no caso as diretoras da UPA. O promotor, porém, não descarta que essas empresas também estejam prestando serviços para outras unidades de saúde da cidade. Além dos mandados de prisão temporária, também foram cumpridos 22 mandados de busca e apreensão, busca pessoal, predial, entre outros. O material recolhido deve ser periciado pela polícia.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar