Nessa segunda-feira (04), duas empresas foram notificadas e autuadas pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) por poluição visual, durante operação integrada, com apoio da Delegacia Especializada em Crimes contra o Meio Ambiente e Urbanismo (Dema).
Os estabelecimentos são uma operadora de crédito no Centro, zona Sul, e uma gráfica no Lírio do Vale, zona Oeste. As denúncias são de poluição visual com instalação de galhardetes e lambe-lambes espalhados na cidade, anunciando as operações de empréstimo. Uma outra empresa foi autuada por não ter alvará para engenho publicitário, além de ter sido denunciada por poluição visual por conta dos lambe-lambes produzidos e colados em diversos pontos.
A Polícia Civil também abriu uma investigação sobre a denúncia de golpes com falsos empréstimos.
Desde o ano passado, o Implurb realiza as operações do “Limpa Manaus” para despoluição visual na capital, tendo o apoio do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado do Amazonas (Creci-AM), que alerta para o risco de golpes no mercado imobiliário.
Dezenas de engenhos publicitários irregulares, de banners a galhardetes, passando por cavaletes e flâmulas instaladas desde postes até árvores, além de áreas públicas, não sujeitos à regularização, foram removidos em 2023 durante sete operações. Os materiais foram removidos e descartados adequadamente.
Denúncias sobre irregularidades podem ser feitas pelo número 3584-5223 ou pelo site, www.creci-am.gov.br.
Com informações da assessoria
Fotos: Divulgação