DPE-AM inaugura Casa da Cidadania, espaço para assistidos em vulnerabilidade

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) inaugurou, nessa sexta-feira (30), a “Casa da Cidadania”, onde serão oferecidos atendimentos nas áreas Cível, Fundiária, Direito do Idoso e Direitos Humanos. O prédio fica na rua Celetra 2, número 7, conjunto Celetramazon, bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul de Manaus.

Durante a cerimônia, o Defensor Público Geral, Rafael Barbosa, explicou que o prédio foi um espaço que, no passado, o órgão ocupou de diversas formas. Ele destacou que a obra de reforma foi iniciada na gestão do ex-Defensor Geral Ricardo Paiva.

Todo o trabalho nosso naturalmente é voltado para a cidadania, mas as Defensorias que vão passar a ocupar esse espaço a partir de agora são Defensorias cujo foco de atuação é a cidadania. Daí o nome se justifica com mais intensidade. Além disso, é um prédio novo, completamente reformado, com acessibilidade, pronto para receber idosos e pessoas com dificuldade de locomoção. É um espaço amplo, climatizado e acolhedor, declarou o DPG.

O movimento social também prestigiou a entrega. Conselheira do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial no Amazonas (CEPIR/AM), Keilah Fonseca disse que o novo espaço é importante para a defesa dos direitos da comunidade.

Nós, do Movimento Negro, só temos a ganhar com a Casa da Cidadania, já que nós não temos delegacias próprias para as nossas causas, disse.

Para o defensor Thiago Nobre Rosas, que atua na Defensoria Especializada em Matéria Fundiária, o assistido sai fortalecido com a nova unidade.

A Casa da Cidadania também é apropriada para conciliação e mediação. Nós vamos alavancar esse tipo de serviço aqui. Temos duas salas de mediações muito boas, onde vamos trabalhar todas as técnicas de gestão de conflitos, dando efetividade a serviços que transformam vidas que estão em sofrimento por não ter acesso a direitos”, enfatizou.

Com uma área de 457 metros quadrados, a Casa da Cidadania tem capacidade para atender 60 pessoas de uma só vez. O imóvel conta com corredores amplos, rampa de acesso na entrada, vagas de estacionamento para Pessoas com Deficiência (PcD) idosos, rampa acessível para o nível inferior do prédio e banheiro acessível.

Confira os órgãos que ficarão lotados na Casa da Cidadania: 

* 1ª Defensoria Pública de 1ª Instância Especializada em Matéria Fundiária

* 2ª Defensoria Pública de 1ª Instância Especializada em Matéria Fundiária

* Defensoria Pública de 1ª Instância Especializada de Atendimento ao Idoso

* 1ª Defensoria Pública de 1ª Instância Especializada na Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, da Pessoa com Deficiência e de Grupos Socialmente Vulneráveis

* 1ª Defensoria Pública de 1ª Instância Cível

* 6ª Defensoria Pública de 1ª Instância Cível

Fonte: DPE-AM

Fotos: Divulgação