Doze tartarugas da Amazônia foram apreendidas no bairro Itaúna 2, em Parintins, durante uma ação de patrulhamento da Polícia Militar. Os animais estavam sendo transportados ilegalmente em um veículo do tipo motocar, interceptado na rua Nossa Senhora das Graças.

Doze tartarugas da Amazônia são apreendidas durante patrulhamento em Parintins.
De acordo com o major Viana, da Polícia Militar, o veículo foi abordado após levantar suspeita durante patrulhamento de rotina.
Durante as diligências, foi constatada a morte de duas das tartarugas. O condutor do motocar foi detido e apresentado na 3ª Delegacia Interativa de Polícia de Parintins. Ele deve responder por crime ambiental, conforme previsto na Lei nº 9.605/1998, que proíbe a captura, transporte e comercialização de animais silvestres sem autorização.
Leia também: Adaf intensifica combate à monilíase em 5 municípios do Amazonas
O secretário municipal de Meio Ambiente, Wescley Dray, alerta para os impactos ambientais da caça ilegal de quelônios, especialmente nesta época do ano.
Esta é a segunda apreensão de quelônios registrada no município em menos de um mês. No dia 24 de setembro, outras 49 tartarugas haviam sido resgatadas em situação semelhante.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar