Doze pessoas são presas por promover prática de rinha de galos no Puraquequara

Doze pessoas foram presas, na tarde desse domingo, por policiais militares do Comando de Policiamento Ambiental, no momento em que promoviam concorrida rinha de galos em uma residência do bairro Puraquequara, zona leste de Manaus.

Segundo informações da polícia, por meio de ligação pelo 190, foi recebida denúncia com detalhes que se confirmaram quando a equipe fez o flagrante do crime no local. Os policiais observaram algumas aves em gaiolas, sendo que algumas apresentavam ferimentos e outras estavam aparentemente desfalecidas.

Com o apoio da 28ª Companhia Interativa Comunitária, a equipe deu voz de prisão a todos no local. Foram apreendidos 24 galos vivos, mas feridos; um galo abatido; quatro pinças de aço; oito tesouras de aço; dois arcos de serra; 38 bicos de aço; um alicate; um vidro de remédio antibiótico; uma balança eletrônica; três caixas de contenção; 37 esporões de plástico; 35 panos de contenção; oito aparelhos celulares; um tubo de medicamento anestésico; e R$ 2.902 em espécie.

Os envolvidos, juntamente com os objetos utilizados para a prática delituosa, foram apresentados no 14º Distrito Integrado de Polícia. As aves foram recolhidas e levadas para atendimento veterinário.

Maltatar, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos configura crime ambiental, e seus autores estarão sujeitos às penalidades previstas na Lei Federal nº 9603/1998, conforme o artigo 32.

Da redação da Rádio Rio Mar

Foto: Divulgação/PMAM