A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) inicia, nesta terça-feira (31), a aplicação da dose de reforço da vacina contra a Covid-19 em adolescentes de 12 a 17 anos, que tomaram a segunda dose há quatro meses ou mais. A inclusão do novo grupo na campanha de imunização foi recomendada em nota técnica pelo Ministério da Saúde.
De acordo com a subsecretária de Gestão da Saúde da Semsa, Aldeniza Araújo, 163.507 jovens de 12 a 17 anos já tomaram a segunda dose, em Manaus, até a tarde desta segunda-feira (30). Desse total, 132.003 estão dentro do intervalo para receber a dose de reforço.
Os usuários podem acessem a lista com endereços e horários dos pontos de vacinação no site da Semsa (semsa.manaus.am.gov.br).
“Os adolescentes imunossuprimidos já vinham tomando a terceira dose desde fevereiro deste ano, e agora essa vacina está aberta para todas as pessoas que integram essa faixa etária, desde que respeitem o prazo preconizado pelo Ministério da Saúde. Adolescentes gestantes e puérperas também podem receber o reforço”, ressaltou a subsecretária Aldeniza Araújo.
Os adolescentes devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis nos locais de imunização, portando documento de identidade com foto e cartão de vacina.
A terceira dose também pode ser tomada por adultos imunossuprimidos que tomaram a segunda dose há pelo menos 28 dias; pessoas com 18 anos ou mais que tomaram a segunda dose há pelo menos quatro meses; e idosos de 60 anos ou mais que receberam a segunda dose há três meses ou mais.
Fonte: Semsa
Fotos: Divulgação/Semsa