Dos 24 deputados estaduais, somente 10 compareceram à sessão plenária

Deputados faltosos – O plenário da Assembleia Legislativa do Amazonas não foi completamente ocupado pelos deputados nessa quarta-feira, isso porque a maioria deles não compareceu à sessão. Dos 24 parlamenteares eleitos, apenas seis estavam presentes na sessão. Outros quatro, participaram de maneira virtual.

Deputados faltam à sessão, em Manaus.

Deputados faltam à sessão, em Manaus.

A falta dos parlamentares na Casa já vem sendo criticada nas últimas semanas. O deputado estadual Serafim Corrêa (PSB) é um dos poucos que estiveram presentes na sessão. Para ele, a realização de sessões pela internet influencia na presença ou ausência dos colegas de parlamento.

“Hoje a realidade é outra.  As escolas já voltaram, as repartições já voltaram. Nada justifica que a gente continue tendo a possibilidade de alguém ingressar na sessão por via virtual, isso fez com que os deputados que são mais votados no interior do que na capital tenham aproveitado para ir ao interior e de lá tentar entrar. Só que a internet no interior é muito ruim. Eles não conseguem entrar on-line.  Respeitando os colegas e sem criar qualquer celeuma, eu entendo e defendo que as sessões virtuais sejam extintas”, destacou.

Deputado Serafim Correa criticou ausência dos deputados. Foto: Divulgação Assessoria

Deputado Serafim Correa criticou ausência dos deputados.

Estavam presentes, ainda, os deputados Wilker Barreto, Cabo Maciel, Fausto Jr, Abdala e João Luiz. Os deputados Dermilson Chagas, Joana Darc, Felipe Souza e Álvaro Campelo foram os que participaram da sessão de forma on-line.

De acordo com o regulamento da Assembleia Legislativa do Amazonas, só é permitido a um deputado ter um total de até 3 faltas não justificadas em um mês. As faltas podem ser justificadas, e entre as justificativas aceitas pela Casa estão diversas: viagens, visitas a órgãos estaduais e até compromissos partidários, entre outros.

As falta incomodam os colegas que estão presentes nas sessões plenárias e os parlamentares tentam chegar em uma solução para o problema.

Ouça esta reportagem em áudio:

Rebeca Beatriz -Rádio Rio Mar