“Os filhos dos hebreus com ramos de palmeira correram ao encontro de Jesus, nosso Senhor; cantando e gritando: Hosana, ó Salvador”
O Domingo de Ramos da Paixão do Senhor marca o início da Semana Santa. Estes são os últimos dias da vida terrena de Jesus. Em Manaus, a celebração foi presidida neste domingo, 24/03, na Catedral Nossa Senhora da Conceição pelo Arcebispo Cardeal Leonardo Steiner, e concelebrada pelo pároco Padre Flávio Gomes, auxiliado pelo diácono Edson Ferreira.
A celebração teve início na área externa da igreja com a benção e procissão dos ramos. Após esse momento, os fiéis seguiram cantando “Hosana Rei” em procissão de volta para dentro da igreja, onde deu-se continuidade a santa missa. A procissão dos ramos faz memória da entrada de Jesus em Jerusalém montado num jumentinho e a multidão que o recebia com ramos de palmeiras.
A proclamação do Evangelho de Marcos relata a trajetória da paixão, morte e ressurreição de Jesus. Durante a homilia, o Cardeal destaca que o povo ingressa com Jesus no mistério da salvação e é conduzido para a humildade e a Paz.
O Cardeal apresenta Jesus humano, em suas fraquezas, com o sentimento da solidão e faz uma análise sobre pessoas abandonadas pela guerra, vítimas da violência e de um horizonte esvaziado pela ganância.
Coleta da Solidariedade
No Domingo de Ramos, a Igreja no Brasil convida os fiéis para a realização da Coleta da Solidariedade. A ação é promovida nas comunidades e paróquias em todo o país e contempla o Fundo Diocesano e Nacional, com a missão de contribuir para a promoção da dignidade humana.
O valor arrecadado é dividido da seguinte forma: 60% é utilizado para apoiar iniciativas locais e 40% é destinado para o Fundo Nacional de Solidariedade, onde é administrado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Programação de Semana Santa
Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar