A igreja católica celebra o mês missionário, é um tempo dedicado à reflexão sobre a missão da Igreja e o chamado de cada cristão a evangelizar. Ele culmina no Dia Mundial das Missões.
Durante a Jornada Missionária realizada na Rádio Rio Mar FM, o bispo auxiliar de Manaus, Dom Zenildo Lima, respondeu a um questionamento sobre a atuação da igreja, junto às comunidades das periferias, na cidade e nas regiões da Amazônia. O bispo afirma que a igreja é agente de transformação social, espiritual e humanitária, especialmente em áreas vulneráveis e esquecidas.
Em um mundo marcado por desigualdades sociais e crises existenciais, Dom Zenildo acredita que a Igreja pode servir como um refúgio, proporcionando esperança e apoio à comunidade.
Na região amazônica, a atuação da Igreja se torna ainda mais crucial. Atualmente, a Arquidiocese por meio da Cáritas, está desenvolvendo uma campanha de arrecadação de água potável para os municípios afetados pela seca histórica.
A Igreja, segundo ele, tem buscado ser uma voz para esses grupos, promovendo seus direitos e lutando contra a exploração ambiental e social.
Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar