O bispo auxiliar de Manaus, Dom Zenildo Lima, está entre os 442 bispos participantes da 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realizada em Aparecida, São Paulo. Durante o evento, Dom Zenildo enfatizou que os leigos têm um papel fundamental na igreja, contribuindo para reavivar a missão dos presbíteros.
A presença ativa dos leigos e leigas é um elemento vital na vida da comunidade eclesial. Homens e mulheres dedicam seus talentos em diversas pastorais, serviços e movimentos da igreja, mantendo viva a história da evangelização e da fé, como explica Dom Zenildo.
O Conselho de Leigos e Leigas tem a missão de incentivar e motivar os agentes de participação eclesial, popular, social e política. Na Arquidiocese de Manaus, esse organismo está envolvido no Comitê do Amazonas de Combate à Corrupção Eleitoral e ao Caixa Dois, na Escola de Fé e Política, nas Comunidades de Vida, entre outras iniciativas das comunidades que compõem a Igreja de Manaus.
Dom Zenildo também ressalta o protagonismo feminino na igreja, com mulheres cada vez mais engajadas nos processos e espaços de decisão.
O Papa Francisco tem enfatizado o valor das mulheres para a igreja e para o mundo durante seu pontificado. Ele abriu espaço para que mulheres assumissem cargos em departamentos do Vaticano que antes eram exclusivamente masculinos. Em 13 de julho de 2022, nomeou três mulheres para o Dicastério para os Bispos.
Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar
Imagens – Luis Miguel Modino, assessor de comunicação CNBB Norte1